10 de mai de 2011

Fuji Kindergarten


Edifício explora as sensações do mundo infantil.

A cobertura oval é um grande espaço de lazer.


Este jardim de infância para 560 crianças construído no Japão em 2007 (Tachikawa, Tokyo) pelo estúdio Tezuka Architects tem como partido ser um templo da alegria:

"As conveniências modernas privaram as crianças das sensações. Aqui pretende-se ensinar através do edifício o sentido de comunidade . Estes são valores da sociedade humana que não mudam, mesmo através das eras."

"Queremos que os filhos criados aqui possam transformar-se em pessoas que não excluem nada nem ninguém. Apesar de décadas passarem, este jardim de infância continuará a ser cheio de sorrisos de crianças correndo ao redor energicamente. Nós queremos que seja a mesma que é agora."

O edifício, projetado numa área marcada pela presença de árvores de grande porte, é uma construção oval (circunferência externa=183m e interna= 108m) que utiliza a cobertura e o pátio interno como espaço de lazer e fruição. Os espaços cobertos possuem pé direito máximo de 2.10 garantindo que a percepção das crianças seja relacionada ao seu tamanho.

As árvores podem ser escaladas e é intencional a relação entre o espaço de atividades e a cobertura de lazer.

Os espaços são divididos por móveis projetados levando-se em conta o tamanho das crianças e a condição de que possam ser por elas carregados ou removidos como se fossem blocos de montagem.

A percepção de quem passa pelo local é fantástica. É como se estivéssemos vendo através de sutis fechamentos e muitas transparências o desenrolar da infância numa grande e convidativa área aberta, com toda proteção e segurança que se pressupõe num edifício escolar!

Eu dou nota 10!

Matérias relacionadas:

2 comentários:

Viagens pelo Brasil - Conheço essa cidade disse...

Gostamos do seu blog, em especial das fotos. Tentamos achar a guia seguidores, mas nao achamos, voltamos pra tentar depois.
http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/

Ana disse...

muito legal esse projeto mesmo!