24 de jan de 2011

Hospital de M´Boi Mirim


Edifício do Hospital M´Boi Mirim em São Paulo. (Fonte: Arco, 2011)

Estive recentemente no Jardim Ângela (zona sul de São Paulo) e apesar do dia chuvoso e cinza chamou-me a atenção um edifício alongado e cuja fachada destacava-se pelo uso de quebra-sóis de concreto armado quadrados (cobogós).

Trata-se do mais novo hospital público de uma das regiões mais carentes da periferia sul de São Paulo, inagurado em Abril de 2008, de autoria do escritório Borelli & Merigo e Mahkohl Arquitetura (José Borelli Neto, Hércules Merigo e Walter Mahkohl).

O hospital é gerido pelo Hospital Albert Einstein e tem 240 leitos.

O projeto do edifício é similar (pra não dizer idêntico) ao do Hospital Cidade Tiradentes com o qual o grupo mereceu uma menção honrosa do IAB em 2006 (na categoria Edifícios: Obra Construída). Tal situação foi imposta pelo órgão responsável pela concorrência (EDIF-SSO) do projeto.

Como um edifício moderno, de linhas retas e elementos bem definidos o projeto surpreende pelo destaque que promove na paisagem local. A monotonia da periferia pobre e descuidada é surpreendentemente quebrada ao se avistar o grande monolito.

Objeto de inúmeras críticas (certamente) vale a pena visitar e tirar suas próprias conclusões. Eu gostei e quero conhecer melhor!

Links relacionados:

Matéria no portal PRISMA - soluções construtivas com elementos pré-fabricados de concreto.

Matéria na Revista AU - Hospital Cidade Tiradentes: Linear, Flexível e Humano (por Valentina Figuerola e fotos de Marcos Kohn).

Matéria no ARCO - sinalização universal


Um comentário:

Ricardo Rossin disse...

Eu trabalhei no Walter...gente fina....gosto dele...