1 de abr de 2010

Terrain Vagues por Edilene Donadon

















Imagens:Edilene Donadon, 2007.

Com o título "Terrain Vagues": um estudo das áreas urbanas obsoletas, baldias ou derrelitas em Campinas a colega Edilene Donadon, orientada pelo Prof. Denio Munia Benfatti, defendeu sua dissertação de mestrado na FEC - Unicamp no ano de 2009.

"Terrain Vagues são os lugares esquecidos na cidade, mas, de forma contraditória, repletos de memória do passado incidindo sobre o presente. Este trabalho tem como objetivo verificar se o conceito estabelecido por Ignasi de Solà-Morales, denominado como Terrain Vague, aplica-se às áreas abandonadas e obsoletas na cidade de Campinas-SP. A pesquisa localiza essas áreas ao longo dos rios, das estradas de ferro desativadas, das áreas industriais obsoletas, que descrevam uma situação de abandono, de forte memória de lugar e de possibilidades múltiplas e originais. No estudo de campo, foram identificadas e analisadas as áreas quanto ao seu tipo e à sua formação: linhas férreas e pátios de ferrovias abandonados ou subutilizados; mudança ou deslocamento de áreas e lotes industriais - friche industrielle; margens de córregos com ocupações incompletas ou que se caracterizam como franjas de outras ocupações. Desse modo, o trabalho intenta revelar, através de um conjunto de documentos e sua análise, a potencialidade e a singularidade dos terrain vagues e a sua importância para a cidade, em termos quantitativos e qualitativos. Pretende-se, assim, evidenciar a necessidade de uma abordagem mais completa dessas áreas antes de sua total ocupação, ocupação esta que vem ocorrendo de maneira desordenada nas últimas décadas."


No mês de março assisti a uma apresentação sobre a dissertação e gostei muito. Fiquei bastante interessada na leitura integral do documento e disponibilizo AQUI o link para download. Edilene seu trabalho ficou excelente! Parabéns! :-)

2 comentários:

Ricardo Rossin disse...

Minha dissertacao de mestrado sobre os situacionistas tem muito sobre Terrain vague...Existe um livro chamado "Walkspaces" de Francesc carieri e muito bom, e fala muito sobre isso...

Cláudia Oliveira disse...

Ola Ricardo! Porque você não manda o link da sua publicação também!? Estamos à espera! bjo, ;-)