18 de mar de 2010

Light Steel Frame na habitação social

Casas recém construídas pela CDHU utilizam steel frame. Fonte: CBCA, 2010.


Notícia veículada no site do CBCA - Centro Brasileiro de Construção em Aço mostra as primeiras construções da CDHU feitas com o Light Steel Frame. São 22 casas térreas de 42m2 a um custo estimado de R$ 44,3 mil. O projeto não apresenta nenhum atrativo arquitetônico mas a novidade de se construir para baixa renda usando tal tecnologia parece um avanço e merece destaque.

Uma das mudanças necessárias ao país para enfrentar o déficit habitacional é sem dúvida de ordem técnica e construtiva. Mas há outros entraves tão importantes quanto esses; o projeto urbanístico e arquitetônico não deveríam ser tão desprezados! Sem resolvê-los, nem o programa Minha Casa, Minha Vida vai dar jeito no problema!


Matéria publicada na Revista Techné n. 155, de Fev | 2010.

2 comentários:

le disse...

O sistema steel frame poderia ser tudo de bom se não fosse tão caro.
Não entendo porque ainda não conseguimos conciliar industrialização da construção civil com efetiva redução de custos por m2.
A industrialização, sistematização, racionalização, etc e tal,da construção deveria propiciar isso.
Até que isso não ocorra o campeão de vendas é o bom e velho tijolinho baiano.

Wikinet disse...

Visto que se fala sobre o Light Steel Frame (Framing) neste post, aproveito parta informar que existe um site em português com centenas de páginas sobre este sistema construtivo. É desenvolvido por um gabinete de engenharia de Portugal e assim pretende ser uma enciclopédia onde se tiram dúvidas de técnicos e do público em geral.

Aqui está o endereço:

http://futureng.wikidot.com
http://www.facebook.com/pages/FUTURENG/123938944285624

Espero que seja útil para responder a questões. Também podem ser colocadas dúvidas que serão respondidas sempre que possível.