8 de mar de 2010

Biblioteca de São Paulo



Conjunto de edifícios da biblioteca e da ETE. Google, 2010.

Imagem aérea depois da instalação do parque e da área institucional. Google, 2010.

Imagem antes da desativação do presídio do Carandiru. Fonte: ArcoWeb, 2004.


Visitei a Biblioteca de São Paulo no último sábado junto a um grupo de estudantes e fiquei bem impressionada com o que vimos por lá. Uma biblioteca espaçosa, confortável, cheia de livros e equipamentos novos e pessoal especializado para auxiliar.

O projeto de Aflalo & Gasperini compõe-se de linguagem semelhante já utilizada em outros edifícios do gênero (SENAC Interlagos) como as placas de concreto pré-moldadas utilizadas nas fachadas, requadramento de janelas e nos peitoris. Ambos os projetos foram elaborados sobre estruturas pré-existentes.

Concebido como um longo pavilhão de dois pavimentos com um grande vazio central o espaço interno é bastante claro e de fácil apreensão. Amplos espaços de estar no hall de acesso (tanto internos quanto externos ao controle) demarcam o local de retirada e devolução dos materiais. O primeiro nível é dedicado às crianças e jovens leitores com estantes e móveis baixos, compartimentos de leitura flexíveis (e móveis), poltronas e mesinhas confortáveis.

No segundo piso localizam-se os periódicos, livros, equipamentos destinados aos deficientes e mobiliário adequado para os diversos fins de pesquisa. Há uma área com vários títulos em DVD que podem ser vistos através de computadores. Nas duas extremidades do edifício há varandas com mobiliário de uso mais flexível e ambas são cobertas de forma transparente. Uma das varandas tem uma bela vista para o Parque da Juventude.

No piso térreo, além das áreas externas abrigadas ainda há um espaço delimitado e coberto por lonas tensionadas que é destinado às atividades externas da biblioteca.

Links relacionados:

Projeto Paisagístico de Rosa Grena Kliass - mais informações sobre as etapas do concurso vencido pela equipe de Aflalo & Gasperini, as fases de implantação e algumas definições sobre o Parque da Juventude.

Biblioteca de São Paulo - para conhecer o acervo da biblioteca e o seu funcionamento.

Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo - conheça as demais bibliotecas de São Paulo e suas programações.

Matéria na Revista Casa & Jardim - notinha superficial


Matéria na Skyscrapercity - aprofunda-se em alguns aspectos.

Matéria na AU - sucinta
Release da PMSP sobre a BSP - com dados estatísticos.

Blog Bibliotecários Sem Fronteira - a biblioteca vista pelos bibliotecários.
Matéria no Web Librarian - lá tem outras matérias sobre as bibliotecas de Amsterdam, Seattle, Oberlin Mudd Main Librarian. Com imagens das áreas de leitura! Vale a pena conhecer!


Conheça o projeto na edição de Abril de 2010 da Revista AU.

Nenhum comentário: