7 de fev de 2010

Cabana na floresta + lago em Idaho

Fonte: OKA, 2010.

Fonte: OKA, 2010.

Fonte: OKA, 2010.

Fonte: OKA, 2010.

Fonte: OKA, 2010.

Dando continuidade à série "espaços para o lazer" apresento-lhes um projeto do escritório americano Olson Kundig Architects: a Cabana "Chicken Point" em Idaho de 2002.

Concebida como uma pequena caixa com uma grande janela que se abre para a paisagem, a cabana acomoda 10 pessoas e utiliza materiais de baixa manutenção como blocos de concreto, aço, pisos de cimento e compensado de madeira.

O aspecto inacabado - proposital - visa que a pátina, própria da exposição ao meio ambiente, faça a cabana misturar-se à natureza tornando-se parte da paisagem.

A grande porta, que é de fato uma grande esquadria basculante, tem um mecanismo de funcionamento muito engenhoso e capaz de integrar totalmente os espaços internos à paisagem e ao espaço exterior. As áreas íntimas são flexíveis podendo ser isoladas do espaço de convívio.

O escritório de Kundig (criado na déc. de 60) tem por hábito e filosofia "uma abordagem em relação ao design sustentável enraizada na natureza essencial do lugar": orientação dos edifícios à topografia, ao sol, escolha adequada dos sistemas construtivos e minimização de resíduos. Atualmente 65% do staff possui certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design®) e o escritório é membro do Seattle Climate Action Plan.

Vale a pena dar uma olhada também nos processos de criação da equipe: promovem encontros semanais para analisar e criticar projetos, estudar determinados temas, convidam pessoas para mostrarem trabalhos, fazem parcerias com artístas e artesãos locais e envolvem a comunidade em seus projetos e intervenções.


Links e assuntos relacionados:



Green Council Brasil - certificação LEED

No Brasil as obras públicas serão sustentáveis! a arquiteta Karla Cunha postou nestes dias uma nota explicando, vale a pena passar por lá!