24 de nov de 2009

EXPO Xangai 2010


Estande Paulistano na EXPO Xangai 2010, fonte Estadão.


No ano que vem teremos mais uma Exposição Universal, esta que será em Xangai, terá entre seus pavilhões um de São Paulo e um do Brasil. A EXPO 2010 faz parte de um evento que acontece no mundo desde 1851 com a grande Exposição Universal de Londres. Tais exposições sempre foram uma oportunidade de mostrar ao mundo as novas invenções e de projetar as nações no cenário econômico internacional. Como evento propulsor de negócios são tão importantes como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

O órgão que organiza as exposições é o
Bureau International de Expositions, um organismo intergovernamental sediado em Paris. A feira de Xangai, estima-se, será visitada por 70 milhões de pessoas, em 239 estandes de países e 55 de cidades escolhidas. Terá a duração de 6 meses e acontecerá entre Maio e Outubro do próximo ano.

Com o tema "Melhor Cidade, Melhor Vida" será uma rica oportunidade para as nações pensarem e mostrarem alternativas para uma vida melhor nas metrópoles (hoje mais populosas do que as áreas rurais). São Paulo será representada por um estande de 400m2 cuja atração será o Projeto Cidade Limpa que retirou do espaço urbano paulistano o excesso e o exagero de comunicação visual de bom e mau gosto!

Daniela Thomas é autora do projeto baseado num pequeno COPAN recheado de imagens de uma cidade limpa, sem poluição, sem trânsito e sem stress (tudo o que ela não é!).

Me engana que eu gosto!! hehehehe...é isso ai!

Eu nunca fui a uma Exposição Universal, mas em 1999 estive em Lisboa e ainda pude visitar alguns edifícios da EXPO 98 como o Pavilhão Português de Alvaro Siza, o Oceanário de Peter Chermayeff e a maravilhosa Estação do Oriente de Santiago Calatrava (um complexo de transportes ferroviário e metroviário que conecta Lisboa ao Parque das Nações (área urbanizada por ocasião da EXPO 98 e que hoje é um bairro moderno à beira do Tejo e com boa oferta de habitação, comércio e serviços).


Links relacionados:

Matéria no blog Métropole do Estadão >>


PARQUEXPO >> empresa que organizou a exposição e hoje atua como sociedade anônima de capital público em projetos de urbanização no mundo todo (no site é possível conhecer alguns projetos no Brasil: Fortaleza e Recife).

Portal das Nações >> rede social do Parque das Nações, aqui é possível conhecer os projetos e os arquitetos que construíram a maioria dos edifícios, acessar a agenda de eventos, consultar serviços e muitas outras coisas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá claudia! olha que link interessante, ficaria ótimo em um TFG hotel! http://karlacunha.com.br/janela-que-vira-sacada/

Abraço

Cláudia Oliveira disse...

Ola! Eu já conhecia estas janelas! Elas inclusive já foram postadas aqui no blog! Obrigada pela dica!