9 de nov de 2009

20 anos sem o muro de Berlin!


Dominó gigante de 1000 peças será derrubado hoje.

Hoje faz 20 anos que o muro de Berlin foi abaixo num dos últimos episódios envolvendo a agonia do socialismo europeu. Parece muito tempo mas se refletirmos melhor veremos que muitos jovens recém formados ainda viveram sob esta condição (eu se vivesse na Alemanha Oriental teria passado metade da minha vida assim!).

Parece-nos absurdo uma sociedade viver por tanto tempo dessa forma. Mas se hoje ninguém imagina algo semelhante em nossa sociedade, é bom lembrarmos que ainda existem muitos muros invisíveis nela! Pense nisso!

Para os arquitetos é bom conhecer um pouco da história de Potsdamer Platz, (no séc. XIX conhecida por Platz Vor Potsdamer Thor) um frenético cruzamento próximo ao Tiergarten (imenso parque que também dá nome ao bairro), que bombardeado na II Guerra e com a construção do muro em 1961 transformou-se num enorme vazio simbólico. Potsdamer foi reconstruída a partir da década de 90 transformando-se novamente num importante centro metropolitano de Berlin.

Este processo envolveu vários arquitetos liderados por Renzo Piano, muitos concursos e projetos para 19 edifícios. Para saber mais >>

Links relacionados:

Berlin depois do muro >>

Matéria completa no portal G1 >>

Para saber mais sobre a construção do muro, o seu funcionamento e sua demolição consulte o excelente material produzido pela DW >>

Um dominó de 1000 peças será derrubado na cidade em comemoração ao fim do muro
Estadão >>

Notícia do JN
em Novembro de 1989 >>

Filmes para ver e pensar >> Adeus Lênin e A vida dos outros.

Nenhum comentário: