17 de set de 2009

Arquitetura Croata | Simpósio no ARCAM


(fonte: Arcam, 2009)

Indagando sobre as vanguardas arquitetônicas croatas dos sécs. XX e XXI o arquiteto e crítico vienense Adolf Stiller contribuiu para a exposição "CONTINUITY OF THE AVANT-GARDE|fragments of Croatian Architecture from modernism to 2009". Inaugura neste sábado (19/09/2009) no ARCAM em Amsterdam a exposição sobre arquitetura croata.

Dividida por períodos, organiza os projetos dos anos trinta, quarenta, cinquenta e sessenta e dos anos noventa até 2009. O foco são projetos habitacionais, edifícios escolares, igrejas, monumentos e projetos de infra-estrutura em cidades como Zagreb, Split e Dubrovnik. Estão presentes entre outros os arquitetos Frane Cota, Stjepan Planic, Nikola Dobrovic, Ivan Vitic, Kazimir Ostrogovic, Hrvoje, Njiric e 3LHD.

Se por um lado a questão das vanguardas não se elucida diretamente por este conjunto de obras, o mesmo propõe um questionamento ainda maior: como foi possível fazer arquitetura de tão boa qualidade em meio a tantas guerras?

A mostra é acompanhada por um catálogo em inglês realizado em parceria com a Revista ORIS.

Veja nota e programação no boletim do ARCAM.

* Por baixo das escadarias da orla de Zadar há um sistema de pistões que acionam um órgão gigante a partir do movimento das marés. É inacreditável! Saiba mais AQUI!

Nenhum comentário: