30 de ago de 2009

Ciclofaixa na zona sul começou hoje!

Eu estava lá! E você?

O prefeito Gilberto Kassab também foi de bike e vestiu a camiseta!

Ciclistas na Av. República do Líbano.

Ciclistas na Av. Nova Faria Lima.

Ainda somos escravos do trânsito......


Inaugurou neste domingo em São Paulo (na zona sul) uma ciclofaixa para ciclistas de todas as idades e estilos. Esta, que liga o Parque das Bicicletas ao Parque do Povo, passando pelo Parque do Ibirapuera tem aproximadamente 5 km e funciona aos domingos das 7h00 às 14h00.

Longe de ser considerada uma solução para os ciclistas, tal iniciativa pode ser o início de um processo de conquista das vias públicas pelas bicicletas. Em São Paulo há 10,5 km de ciclovias, muito pouco se comparado aos 16 mil quilometros de vias públicas (fonte: CET, 2009).

Eu estive lá e, apesar de alguns inconvenientes próprios em dias de inauguração ( em alguns lugares era preciso atravessar ruas e avenidas cujas faixas e tempo de travessia não comportavam o número de ciclistas, ou em alguns casos era preciso utilizar as calçadas por exemplo), foi muito gostoso poder ir de um parque ao outro com mais segurança e sinalização adequada.

Alguns motoristas irritados com o trânsito gerado ou mesmo por falta de cultura comportaram-se bem mal buzinando quando os ciclistas ainda atravessavam as faixas!

No geral a ação foi muito positiva! Que venham mais ciclovias e ciclofaixas e que num futuro não tão distante possamos ter a bicicleta como um meio alternativo de transporte em nossas cidades!

OBS. Diferença entre ciclofaixa e ciclovia >> a primeira são faixas pintadas e destinadas ao uso de bicicletas em horários determinados e não há separação física. As ciclovias são espaços destinados ao uso de bicicletas, há trechos exclusivos para bicicletas e outros são compartilhados com pedestres (fonte: CET, 2009.)

Links relacionados:


Nenhum comentário: