13/06/2009

Edifício Jaraguá | Paulo Mendes da Rocha


Rua Herculano, 420 - Pompéia | São Paulo.

Nestes dias de feriado em São Paulo aproveitei para passear um pouco pela cidade (mais vazia do que de costume, mas não muito!) e num desses passeios deparei-me com o Edifício Jaraguá do Paulo Mendes da Rocha. Conhecia o projeto (de 1984) mas nunca tinha ido vê-lo de perto. Aliás, sua localização é muito especial, fica numa rua de cota bem alta e sem saída, próxima à Av. Pompéia. O edifício foi implantado com orientação norte-sul, voltando para norte os dormitórios e a sala e para sul a cozinha, área de serviços e uma parte da sala. Com apenas uma unidade por andar há apenas 8 apartamentos no edifício. Morar aqui deve ser um luxo e uma rara oportunidade. Perguntei ao porteiro sobre unidades para vender ou alugar e ele me informou que não havia nenhuma mas que quando ocorre uma negociação ela é quase instantânea entre as partes!


Croqui do arquiteto destacando a solução estrutural que define dois pisos para o apartamento: um piso de serviços voltado para o bairro e um piso social com vista integral para o Pico do Jaraguá (daí o nome do edifício).
Fonte:
Piñon, Helio. Paulo Mendes da Rocha. São Paulo: Romano Guerra Editora, 2002.


Na praça de acesso ao edifício (o mesmo não tem grades ou portões) há um pequeno espelho dágua qualificando de forma tenue a portaria e a praça.


O acesso a um dos subsolos dá-se pela lateral direita do edifício e há outro sub-solo acessado pela lateral esquerda. Com o térreo quase todo transparente é possível avistar o jardim do fundo (de uso privativo dos moradores).


A composição equilibrada das esquadrias resulta numa fachada (sul) harmônica, elegante e com muita luminosidade para o apartamento. No último piso localiza-se o lazer coletivo com belas vistas para a cidade.


A esquadria recuada volta-se para a sala e a esquadria inferior refere-se às áreas de cozinha e serviços rebaixadas em aproximadamente 90cm em relação ao restante do apartamento.

As imagens foram feitas por mim a partir de um celular (2M) em Junho de 2009.


Saiba mais:

Link com fotos do interior do apartanmento.

Conheça o portal TASTE, que tem além da área de arquitetura, tem um pouco de gastronomia, bebidas, estilo, on the road, clássicos e cultura.

Nenhum comentário: