17 de mai de 2009

Palestra UNIMEP | Bairro Novo - SP


Convite Palestra, Unimep, 2009.

Em Julho de 2004 a SEMPLA (Secretaria Municipal de Planejamento Urbano), a EMURB (Empresa Municipal de Urbanização) e o IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) promoveram um concurso de arquitetura para debater qual o melhor desenho para um bairro do séc. XXI.

" Como deve ser o bairro ideal para morar em São Paulo no século XXI? Quais as características de suas ruas, seus espaços públicos, suas habitações, seus locais de trabalho e de lazer, seu abastecimento local? Como se deve nele circular: a pé, de automóvel, com veículo especial? E qual a mescla de atividades mais adequada para obter a melhor qualidade de vida possível, maximizando a tecnologia de ponta deste século e refletindo a cultura e os hábitos paulistanos, cosmopolitas? Qual o projeto de um novo grande bairro que possa ser exemplar e paradigmático de uma São Paulo metrópole global, mais justa, moderna e bonita? " (Vitruvius, 2005)

Estratégia para alavancar a operação Urbana Água Branca, o concurso de projetos representou uma rica oportunidade para o debate sobre o desenho de novos bairros: tipologias, relações e conexões urbanas entre o sistema viário,
definição e uso dos espaços públicos, circulação de pedestres etc.

A área de aproximadamente 100 hectares, na zona OESTE da cidade de São Paulo, esta compreendida entre a Marginal do rio Tietê, Av. Prof. José Neto Lorenzon, Ponte Julio de Mesquita Neto e Av. Francisco Matarazzo. Tem uso rarefeito, apresenta fácil acessibilidade e é bem servida de serviços, comercio, lazer e transportes públicos.

A equipe vencedora, formada pelos arquitetos Euclides Oliveira, Carolina de Carvalho e Dante Furlan apresentará o projeto na UNIMEP | Campus de Santa Bárbara do Oeste (auditório GRENA) nesta
3a. feira dia 19/05/2009 às 9h30 para uma palestra.

SAIBA MAIS sobre o concurso no Vitruvius.

O concurso ainda não saiu do papel.....VEJA NOTA!

Não deixe de ler o artigo "Discurso, Projeto e Mercado na Realização do Concurso Bairro Novo em São Paulo, 2004" de Gustavo Pires de Andrade Neto.

Localize a área no GoogleMaps:



Exibir mapa ampliado

Um comentário:

Angelo Becker disse...

Muito legal o tema e o artigo.
Pegando o "gancho" e contextualizando com o artigo, vale a pena um visita no site http://www.cidadepedrabranca.com.br/novourbanismo.swf, e conhecer a proposta de novo urbanismo em Pedra Branca.
Abraço