31 de mai de 2009

Ewha Womens University - Dominique Perrault e outras dicas

Nesta semana, que abre o mês de Junho, a postagem homenageia Isac Marcelino, estudante de arquitetura, fotógrafo e antes disso pessoa curiosa, antenada e dedicada à profissão que escolheu. Grande colaborador do blog, envia sempre que possível dicas de exposições, livros, projetos e sites para visitar e conhecer.

Segue um breve apanhado das dicas que ele enviou para o blog e ainda não tinham sido publicadas:


1) Projeto de Dominique Perrault para o Centro de Convivência (e facilidades) da Universidade de Ewha em Seul, na Coréia. Resultado de um concurso ocorrido em 2003, o edifício (que é muito mais do que um mero edifício!) começou a ser construído em 2004 tendo sido inaugurado em 2008. Neste projeto o arquiteto cria uma importante passagem para o acesso aos vários edifícios acadêmicos através de uma grande fenda no território, onde instala-se toda a parte construída do programa.


Ewha Womens University | fonte: www.archicentral.com, 2009.

SAIBA MAIS:

Localização no Google Maps (ainda em obras).

Slide-show com imagens do projeto e do edifício concluído.

Algumas outras imagens e textos sobre o projeto.


2) Edifício Residencial de Herzog & de Meuron em Nova York: Global Landmark ou 56 Leonard Tribeca. Nos moldes de um badalado lançamento imobiliário o site, feito especialmente para divulgação do projeto, trás desde um filme que explicita o conceito de moradias únicas até uma parceria feita com o artista plástico Anish Kapoor para a utilização de uma de suas obras junto ao edifício. O projeto refere-se à 155 habitações únicas (personalizadas) sendo 10 delas na cobertura. Há ainda neste edifício alguns atrativos extras como um salão nobre para a piscina semi-olímpica, a sala da biblioteca e um anfiteatro que pode funcionar durante o dia ou à noite.


56 Leonard Tribeca | fonte: www.dailyicon.net, 2009.

Conheça todo o projeto do 56 Leonard Tribeca AQUI!

3) Dicas de livros:

Shopping Center: a Catedral das Mercadorias, de Valquiria Padilha. São Paulo: Editorial Boitempo, 2006. Um olhar sociológico sobre este templo do consumo que já faz parte de nossas vidas e de nossas cidades há alguns anos. Mais informações sobre o llivro e a autora AQUI! O livro pela Editora.

Casas Brasileiras, de Roberto Segre. São Paulo: Editora Viana Mosley, 2006. Infelizmente parece que a edição atual já se esgotou! Mas procure em sua biblioteca!


Capa do livro Casas Brasileiras, de Roberto Segre.

4) Pra finalizar segue o link para o site do fotógrafo Isac Marcelino, que tem facilidade com as cores e também com o P&B. Fotografa o cotidiano mas tem preferido cada vez mais a arquitetura.


Vila Industrial | Isac Marcelino.

E por falar em FOTOGRAFIA.......Esta em cartaz até 9 de Agosto na Pinacoteca a exposição "Um acervo em Preto e Branco" que reúne 80 fotografias em preto e branco de fotógrafos consagrados como Boris Kossoy, Claudia Andujar, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Fernando Lemos, German Lorca e Thomas Farkas. É possível ver fotografias feitas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, Roraima e Amazonas desde os anos 40. Rara oportunidade de reviver nossa história em imagens!!

Vai lá!

Pinacoteca do Estado | Praça da Luz n. 2
3a. a domingo das 10h às 18h - R$ 4,00

Grátis aos sábados

Um comentário:

D.Ramírez disse...

Sensacional esse 56!
Besos