4 de mai de 2009

Catalogação digital dos projetos EUROPAN

Atualmente assino alguns boletins informativos, destes, um dos que tem sido muito úteis é o boletim do site concursodeprojeto.org.


Área de publicações do EUROPAN, 2009.

Começamos a semana com um boletim cheio de novidades: a mais interessante foi a publicação da dissertação de mestrado
"O arquivamento e a catalogação digital dos projetos EUROPAN como situação de análise científica do concurso de idéias de arquitetura", concluída em 2009. O autor é Lino José Gomes Alves e o trabalho foi desenvolvido na École d’architecture - Faculté de l’aménagement - Université de Montréal, sob orientação do prof. Jean-Pierre Chupin.

A dissertação constitui-se de uma interessante base de dados como modelo teórico do projeto abrindo novas frentes de pesquisa e conhecimento.

O boletim traz ainda o resultado do Prêmio Mies Van der Rohe para o projeto da Opera de Oslo do grupo Snohetta, chamadas para o Concurso da Caixa (Brasil) e do Bairro Avanzado de Toledo (Espanha). E ainda o resultado do concurso do Pavilhão da Dinamarca para a EXPO Shangai 2010 feita em parceria pelos escritórios BIG, 2 + 1 e ARUP. Aliás característica esta muito comum nos últimos tempos (associação de escritórios de arquitetura e /ou formação de equipes multidisciplinares).

PARA SABER MAIS:

Acesse AQUI a dissertação na íntegra (em francês).

Veja outras teses e dissertações publicadas no site.

Site do Concurso Europan.

LEIA artigo do Prof. Jean-Pierre Chupin no Vitruvius: "A questão doutoral ou a globalização da epistemologia e da pesquisa em arquitetura".

Saiba mais sobre o escritório ARUP que tem sedes em vários países.

COMPRE as publicações do EUROPAN.

Base de DADOS dos Concursos EUROPAN na FRANÇA


3 comentários:

Pai dos trigemeos disse...

Claudia,
feliz dia das maes.
beijos,
Octavio

Marco disse...

Olá Claudia, vi seu comentário no VARAL sobre a petição das baleias, e aproveitei para conhecer seu blog, gostei bastante dos projetos; estou acompanhando.

abraços
Marco
CotidianosemtemaSolsobryokan

Cláudia Oliveira disse...

Mensagem enviada pelo Lino no mesmo dia:

Bom dia Cláudia,
Queria agradecer pela divulgação e comentários a propósito da minha dissertação de mestrado.
Infelizmente o idioma do texto é o Francês, espero no entanto chegar a publicar um artigo que englobe as conclusões, e esse terá uma tradução para Português.
Darei noticias caso aconteça.
Parabéns pelo seu blogue.
--
Lino Gomes Alves
architecte dplg
m.sc.a.