26 de mai de 2009

Blog ex-alunos


Interface do blog K.za, 2009.

Acompanhar um aluno em seu processo de formação, principalmente em seus últimos anos é um processo muito enriquecedor. As discussões tornam-se mais complexas, os projetos prescindem de mais desafios e vê-los enfrentar e vencer estas etapas é muito gratificante para um professor.

Nesta semana apresento o blog K.za dos ex-alunos Fábio
Krastins, Graciela Zanluchi e Sergio Amaral. Formados pela UNIP de Campinas no ano de 2008 os três elaboraram projetos bastante complexos no TFG.

O Fábio, preocupado e influenciado pela breve existência do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), propõe a reativação do mesmo, impulsionando a criação de um sub-centro através de um grande complexo multifuncional. O projeto nasce junto à uma série de medidas de revisão do sistema viário na confluência da Av. das Amoreiras com a saída para a Av. Ruy Rodrigues. Entre estas revisões, a reativação do VLT recria um sistema de transporte alternativo do Centro para o Aeroporto de Viracopos, servindo toda esta região da cidade.

A Graciela numa abordagem bastante sensível propõe a requalificação de uma área já tradicionalmente utilizada pela comunidade para a prática desportiva propondo uma reflexão sobre os "Instrumentos Estruturadores dos Bairros". Indicado ao Prêmio Opera Prima
e Prêmio PVC infelizmente não logrou classificação.

O Sergio, interessado em discutir a implantação e o desenho de áreas educacionais em regiões periféricas carentes propõe o projeto para um Campus Universitário na região sudoeste da cidade e introduz ali um novo espaço público capaz de atrair e criar novos percursos no bairro, além de oferecer vários serviços à comunidade local.

Desejo muito trabalho e boas reflexões para o grupo em sua trajetória profissional!


Confira AQUI os vencedores do
Opera Prima 2008.

Veja no blog um pouco mais sobre os projetos de TFG deles.


Nenhum comentário: