7 de abr de 2009

PARIS 2030 | o que vem por ai?


O volume representa as construções que deverão ser pulverizadas pela cidade.

Já estão em evidência na mídia mundial as propostas dos 10 arquitetos convocados por Nicolas Sarkozy (atual presidente da França) para a grande mudança planejada para Paris nos próximos 20 anos.

Jean Nouvel, MVRDV, Richard Rogers, Yves Lyon, Roland Castro, Antoine Grumbach, Bernardo Secchi & Paola Vigano e Christian Portzamparc são alguns dos arquitetos convidados a desenhar o futuro de Paris.

As propostas apresentadas devem contemplar soluções para o desenvolvimento sustentável, a questão dos transportes e as diferenças entre o centro e a periferia. Sarkozy propõe que Paris se torne a metrópole mais sustentável do planeta até 2030! O presidente recomendou concretude mas deixou as equipes livres para sonhar.

O grupo MVRDV acostumado a extrair conceitos e abordagens projetuais da análise de dados não fez diferente: apresenta sua proposta em 4 partes: a síntese, a calculadora de dados (marca registrada), os dados e as observações.



"Paris plus petit" - proposta do MVRDV para a Grande Paris de 2030.

A SÍNTESE define a agenda espacial da cidade: é o coração da proposta e compõe-se de 17 intervenções na cidade baseadas na análise do tecido urbano, seu futuro, os programas necessários e as possibilidades espaciais.

A
CALCULADORA DA CIDADE é uma versão demo de um poderoso software e possível ferramenta de web que quantifica o comportamento e a perfomance da cidade criando parametros de comparação possíveis entre estes.

Os
DADOS fornecem uma ampla e aprofundada visão do funcionamento e performance da grande Paris tendo sido o alimentador das propostas de intervenção espacial.

Os projetos foram apresentados e debatidos em meados de Março (12 a 15) e deverão ser expostos em Paris para o grande público entre os dias 29 de Abril a 22 de Novembro.


Veja algumas notícias espalhadas por ai:

Sustainablecityblog.com

Telegraph.co.uk

Designboom

Revista Veja

Ecoblogue | Portugal

O Carmo e a Trindade | Portugal


Curiosidade:
A Paris central (dos turistas e dos cartões postais) concentra aproximadamente 2 milhões de habitantes e a Grande Paris que esta fora dos anéis periféricos tem uma população de 6 milhões de habitantes e um monte de problemas sociais! Um dos pontos a que estas propostas deverão responder é justamente como UNIR ou evitar ainda mais o ABISMO entre estas zonas no futuro. Fonte: telegraph, março de 2009.

Nenhum comentário: