23 de abr de 2009

Estacionamento para bicicletas


Animação, site da bike tree, 2009.

Em tempos de crise econômica, energética e ampliação da cosciência ecológica a gente vê gente propondo de tudo, até estacionamento ecológico para bicicletas!! A empresa bike tree - uma empresa suiça, desenvolveu um sistema para estacionar as bikes num equipamento semelhante a uma árvore!

O sistema consiste em armazenar a bicicleta numa estrutura coberta e de forma elevada cujo funcionamento eletrônico é feito através de um cartão magnético. Toda a eletricidade necessária para o funcionamento é gerada por energia solar.

Legal, né? Se pensarmos que a implantação de bicicletários pode ser muitas vezes um processo longo e oneroso o sistema
bike tree podería funcionar como um bicicletário portátil. Só acho discutível o equipamento utilizar energia (tudo bem é solar ...mas é energia!)!

Nas cidades holandesas, onde o uso da bicicleta é comum há muitos anos, estacionar sua bike pode ser um problema (muitas vezes é difícil encontrar
um poste livre para prendê-las e não é todo lugar que dispõe de um bicicletário). Em algumas ruas mais residenciais as magrelas são guardadas em containers metálicos ou mesmo em suportes com fechaduras muito simples.


Rotterdam, container, makau, 2007.


Rotterdam, suporte duplo para bikes, makau, 2007.


Confira no
designboom uma postagem sobre o uso de energia solar em estacionamentos e painéis solares para carregamento de bicicletas e carros elétricos!

Veja o filme que mostra a bike tree em ação! Já pensou se a moda pega!?


Nenhum comentário: