2 de out de 2008

899 logements | concursos de habitação em Paris!


Fonte: montagem com imagens do site, makau, 2008.

Se no Brasil concursos de arquitetura são raros e quase nunca levam os autores a realizar seus projetos, concursos de habitação coletiva são mais raros ainda! Os últimos de que se tem notícia são o Habitasampa, de 2003 (rua da Assembléia e Cônego Vicente Mariano) publicados no arcoweb e no vitruvius e o Bairro Novo, de 2004 recentemente comentado pelo blog the urban earth e também publicado no vitruvius. Ambos não deram em nada......Não tenho notícia se pelo menos o prêmio em dinheiro os arquitetos receberam. Vale ressaltar que participar de concursos de arquitetura é uma ótima oportunidade de lançar-se ao debate sobre questões mais estruturais das cidades e de enfrentar, às vezes, números e programas bem complexos, mas há que se dizer que a questão financeira não pode ser esquecida: gasta-se bastante dinheiro para participar!

Enquanto isso do outro lado do Atlântico......

Em Paris, no Pavillon de L´arsenal inaugura hoje uma exposição de nove concursos de habitação coletiva ocorridos no último ano. São 899 unidades habitacionais (título da exposição) feitos para edifícios que tem de 12 a 350 unidades em várias tipologias: edificações mistas, habitações estudantis, albergues temporários, habitação social etc.

Participaram dos concursos 5 agências de fomento e construção de habitação públicas (as 3 primeiras) e mistas (as últimas): Immobilière 3F, PARIS HABITAT OPH, RIVP, SIEMP, SEMIDEP; e 53 escritórios de arquitetura (confira a lista no site!).

Os projetos foram em sua maioria propostos incorporando materiais e soluções visando a economia e eficiência energética como o uso de painéis fotovoltaicos nas fachadas, uso de energia solar para aquecimento de água, telhados verdes e fundações geotérmicas.

A exposição mostra um panorama ambicioso do trabalho dos arquitetos e construtores para responder à questão central do habitat, onde as proposições premiadas desenham novas paisagens parisienses.

Quem estiver em Paris pode conferir a exposição até o dia 2 de Novembro no Pavillon de L´arsenal que fica no Boulevard Morland, 21.


De 3a. a sáb. das 10h30 às 18h30
dom. das 11h às 19h. Entrada Franca.


Links relacionados:

Emmanuel Combarel & Dominique Marrec | ECDM

Atelier Seraji

Julien de Smedt | JDS Architecture



Nenhum comentário: