10 de set de 2008

Alejandro Aravena | Chile




Fonte: site Elemental. Projeto em Iquique, Chile: Quinta Monroy, 2004.

Para conhecermos um pouco mais o trabalho do arquiteto chileno Alejandro Aravena, destaco o projeto de habitações em Iquique, feito por ele, Alfonso Montero, Tomás Cortese e Emilio de La Cerda, cujo terreno de 3620 m2 foi ocupado com edificações que somam 5700 m2 no ano de 2004.

O projeto, depois de muito pensado, propõe um conjunto de habitações laminares de dois pisos conformando páteos de convívio. As habitações inferiores são acessadas diretamente pelo térreo e tem possibilidade de extensão para trás. As unidades superiores acessam-se por escadas externas e pressupõe um crescimento futuro lateral, deixado a cargo do futuro morador e de suas possibilidades financeiras.

Neste projeto os arquitetos trabalharam junto à ELEMENTAL,
uma organização associada à PUC-Chile e à COPEC, que tem seu foco no desenho e implementação de projetos urbanos de interesse social e impacto público.

A Elemental sustenta-se sobre três princípios:

A. Pensar e construir bairros melhores: habitações e equipamentos urbanos são indispensáveis para o desenvolvimento e para a eliminação de círculos viciosos de desigualdade nas cidades.

B. A fim de que este salto qualitativo seja relevante, os projetos são construídos sob condições de mercado e políticas públicas estandar buscando "fazer mais com menos".

C. Por qualidade entendemos projetos cujo desenho assegure a valorização do investimento no tempo, para deixar de ser considerado meramente como"gasto social".

Elemental contribui com engenharia e arquitetura de vanguarda para elevar a qualidade de vida nas cidades chilenas, ocupando a cidade como um recurso ilimitado para construir com igualdade.

Links relacionados:

Veja o desenvolvimento do projeto na íntegra!

Site da ELEMENTAL.

Site do arquiteto Alejandro Aravena.

Video sobre a obra do arquiteto.

Video
onde Aravena apresenta o projeto (Santiago de Compostela em 11/07).

Bibliografia relacionada:

O n. 8 da revista
30-60 cuaderno latinoamericano de arquitectura, uma publicação argentina (Córdoba) da I + P División Editorial, de 2006 apresenta o projeto da Quinta Monroy com textos, infográficos, desenhos e imagens muito bons na pág. 48.

Nenhum comentário: