28 de ago de 2008

VMX Architectes | Bicicletário em Amsterdam



Imagem e corte, fonte: site VMX, 2008.

O escritório holandês VMX estabeleceu-se em Amsterdam em 1994 logo após vencerem o concurso EUROPAN 3. Sua produção envolve desde o desenho de objetos até um abrigo para bicicletas passando por projetos de habitação de alta densidade. O estudio é formado pela dupla de arquitetos Don Murphy e Leon Teunissen. Don foi um dos primeiros graduados no Intituto Berlage, e é responsável pela área de arquitetura do escritório. Leon é graduado pela TU Delft em arquitetura e gestão da construção, e é responsável pela gestão dos projetos e do escritório como um todo.

Destaco o projeto do Bicicletário (bicycle storage) em Amsterdam, projeto de 1998-1999, construído entre 2000-2001 para a Prefeitura de Amsterdam, ao custo de 1M de euros.

"Conjuntamente à construção da linha norte-sul do metrô, à nova estação de ônibus e à passagem subterrânea para pedestres, a municipalidade de Amsterdam teve que liberar o espaço da entrada principal da Central Station da massa de bicicletas. Um abrigo temporário de bicicletas construído sobre a água entre o cais dos amantes e o Ibis Hotel foi a solução encontrada. O espaço permitia a ocupação máxima de 100m de comprimento por 17,5m de largura e capacidade para 2500 bicicletas. A construção teve que ser "self standing"(?) e guardar uma distância mínima de 2m do cais. Por conta dos vários barcos turísticos que precisam manobrar por ali, o edifício foi executado com uma projeção."

In conjunction with the construction of the north-south metro line, the new bus station and the underground pedestrian passage, the municipality of Amsterdam had to free the entrance plaza of Central Station from the mass of bicycles. A temporary bicycle storage in the water between the Lovers quay and the Ibis Hotel is the designed solution. The site allows a maximum length of 100 meters, a maximum width of 17,5 meters and a capacity of 2500 bicycles. The construction had to be self standing and a minimum of 2 meters from the quay. Because of the numerous touring boats needing to turn in this area, the building has been executed with an overhang (texto original do site).

Veja no mapa onde fica.

Veja imagens e textos deste projeto no site do VMX.

Contacte o VMX!


E por falar em bicicletário, conheça os do metrô de Santiago (Chile)!

Um comentário:

Cecilia Lucchese disse...

Claudia vim visitá-la. Muito legal o seu blog. Tem muito a ver com o meu mesmo!
Vou criar um link nesse meu post "suportes para estacionamentos de bicicletas" para este seu sobre o bicicletário de Amsterdam, por que acho que eles se complementam.
[ ]s
Cecilia