18 de ago de 2008

SANAA | EXPO em SP


Ryue e Kazuyo | Zollverein School, Essen | Foto: Thomas Mayer.

Mostra no Instituto Tomie Ohtake reúne cerca de 40 trabalhos dos arquitetos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, incluindo 22 maquetes de projetos individuais e com a assinatura SANAA.

Fonte: Redação da revista AU.

Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, nomes de destaque da arquitetura japonesa contemporânea, vêm ao Brasil a convite do Instituto Tomie Ohtake, que entre os dias 14 de agosto e 28 de setembro abrigará uma exposição com trabalhos dos arquitetos. A dupla, que se conheceu no escritório de Toyo Ito e mais tarde formou o escritório SANAA, fará uma palestra gratuita no dia 15 de agosto, com vagas já esgotadas.

Com curadoria da crítica e diretora do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, Yuko Hasegawa, a mostra reúne cerca de 40 trabalhos dos arquitetos, incluindo 22 maquetes de projetos individuais e com a assinatura SANAA. Desenhos, fotos, vídeos e peças de design como as cadeiras Marumaru, Flower e Rabbit e os aparelhos de chá e café, pratos e talheres desenvolvidos para a marca italiana Alessi também estarão na exposição.

Entre as maquetes apresentadas, destaque para a do projeto Learning Center EPFL - Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. Feita no Brasil por estudantes da FAUUSP sob a coordenação da professora Leninha Ayoub e orientação do diretor Sylvio Sawaya, a maquete possui extensão de 10 m x 7 m.

Outros destaques são as maquetes de projetos vencedores de concursos, como o New Museum, em Nova York, o novo Louvre, em Lens, na França, o Pavilhão de Vidro do Toledo Museum of Art, em Ohio, Estados Unidos, e a Zollverein School of Management and Design, em Essen, Alemanha.

Essa será a segunda visita de Ryue Nishizawa ao Brasil. Em abril deste ano, o arquiteto esteve em São Paulo para uma palestra por ocasião da mostra Quando vidas se tornam forma: diálogo com o futuro Brasil-Japão, realizada no MAM em comemoração ao centenário da imigração japonesa.

Serviço
SEJIMA + NISHIZAWA/SANAA: Flexibilidade, Transparência, Amplitude
Abertura: 14 de agosto, às 20h
Período: até 28 de setembro de 2008, de terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada gratuita
Local: Instituto Tomie Ohtake. Av. Faria Lima, 201
Informações: (11) 2245-1900


Leia entrevista com Ryue Nishizawa para a revista AU.

Veja álbum de imagens do UOL!


Nenhum comentário: