29 de ago de 2008

deBrug | JHK architecten


Fonte: makau, 2007.

Quando estive em Rotterdam deixei-me vagar à deriva por esta linda cidade! Em certo momento deparei-me com esta mega estrutura saindo de cima de uns prédios antigos (mais raros por lá pois a guerra destruiu boa parte da cidade!) e conclui o quanto os holandeses são ousados e inventivos!

Mais tarde vim a saber que tais predinhos antigos datam do séc. XIX e são parte do complexo fabril da UNILEVER. Havia um encargo para se construir um complexo de escritórios junto à fábrica mas a idéia de projetar um edifício-ponte (deBrug) foi dada pelas equipes de arquitetos (Dura Vermeer, West8 Urban design e JHK architecten) que propuseram sobrepor-se ao casario celebrando no local a incidência de outras importantes pontes e a região de cais do rio Maas.

Como bonus, a proposta da equipe ganhou a oportunidade de estender a intervenção urbana e construir mais 300 habitações em Nassaukade e Oranjeboomstraat.

O
"deBrug" é projeto do escritório JHK architecten, tem aproximadamente 15mil m2 e destaca-se na paisagem, não apenas pela ousadia mas pela beleza e leveza de suas estruturas. Vendo-o sobre outros ângulos parece que o mesmo flutua sobre o velho casario dando-lhe novo significado e criando um magnifico ponto de atração visual.

Um comentário:

Eder Santos Carvalho disse...

Olá Cláudia, tudo bem!
Gostaria de parabeniza-lá pelo blog.Excelente trabalho.Seu blog é muito interessante, com bela imagens e excelentes textos.
Eu sou estudante de arquitetura da Unisc, Santa Cruz do Sul, RS.Também tenho um blog, sobre história da arquitetura e preservação do patrimônio.Se quiser acessar, o endereço é: http://historiaearquitetura.blogspot.com/
Gostaria de saber se posso adicionar seu blog nos blogs que que sou seguidor?
Seu trabalho é ótimo.Todas as possibilidades de divulgarmos a arquitetura são ótimas, pois nossa profissão ainda não tem a valorização necessária no país.
at.
Eder Santos